O que é psicoterapia?

A psicoterapia individual é indicada a adultos e para adolescentes de idade igual ou superior a 13 anos ou cuja triagem interventiva apresentar pertinência e tem geralmente frequência semanal. O trabalho psicoterapêutico é baseado na escuta aos problemas de vida apresentados pelo usuário e se destina a qualquer indivíduo que desejar se aprofundar ou resolver questões pessoais. Este trabalho é, portanto, diferenciado daquele destinado a pessoas com comprometimento psíquico, que necessitarão de um acompanhamento multidisciplinar, que inclui a psicoterapia, mas eventualmente conta com medicação psiquiátrica, terapia ocupacional, acompanhantes terapêuticos e assistência social, eventualmente em instituições.

A partir da escuta clínica em psicoterapia, pretende-se refletir sobre o sentido da demanda por atendimento, reconstituindo a trajetória de vida do usuário e, com ela, as significações construídas em sua compreensão e seu modo de se colocar no mundo. A psicoterapia busca, assim, favorecer ao usuário um espaço de diálogo no qual está em perspectiva sua condição existencial e suas possibilidades de desenvolvimento, assim como suas dificuldades de elaborar perspectivas e projetos de vida.

A partir das questões surgidas, pode-se nomear e ressignificar as situações vividas, possibilitando que o usuário se aproprie de suas escolhas e de sua experiência, resgatando novos sentidos e promovendo sua autonomia. Por meio de uma experiência ampliada de si mesmo, é possível compreender e atuar sobre as próprias angústias, problemas e situações consideradas limite ou aprisionadoras. Deste modo, a psicoterapia serve à ampliação do equilíbrio psíquico, físico e social, promovendo bem-estar e qualidade de vida aos usuários.